StrataFrame Forum

Criar auditoria no sistema

http://forum.strataframe.net/Topic21835.aspx

By Malcon M. Mikami - 2/5/2009

Bom dia Ivan ("desculpe eu sempre me refenciar a voce, mas vc é o "cara" que sempre resolve e fala o bom e velho portugues.

Estou trabalhando na auditoria, agora que finalizei a seguranca. Implementei uma classe que herda A BusinnesLayer e nela estou sobrescrevendo o beforesave e beforedelete e la chamando o AuditChanges , igual ao topico http://forum.strataframe.net/Topic6131-21-2.aspx#bm16438 postado pelo Guilhermo Villas . Ae meus BOS herdam esta classe criada e o processo estaria feito.

Voce pode me dizer se estou no caminho certo?

O certo nao seria implementar na Classe BusinessLayer do proprio strata para ficar nativo?

O beta 1.6.7 tras nativo ja a funcionalidade?

Como voce implementou em seus programas, e se eh possivel, disponibilizar todo ou uma parte.

Abraços

By Ivan George Borges - 2/5/2009

Malcon M. Mikami (02/05/2009)
Bom dia Ivan ("desculpe eu sempre me refenciar a voce, mas vc é o "cara" que sempre resolve e fala o bom e velho portugues.

Relax, sempre que possível, "tamos" aí.

Estou trabalhando na auditoria, agora que finalizei a seguranca. Implementei uma classe que herda A BusinnesLayer e nela estou sobrescrevendo o beforesave e beforedelete e la chamando o AuditChanges , igual ao topico http://forum.strataframe.net/Topic6131-21-2.aspx#bm16438 postado pelo Guilhermo Villas . Ae meus BOS herdam esta classe criada e o processo estaria feito.

Voce pode me dizer se estou no caminho certo?

Sim, me parece perfeito. Ter um BO base é uma ótima opção, independente de auditoria. Assim como criar um Form base também é aconselhável, e herdar todos seus outros forms dele.

O certo nao seria implementar na Classe BusinessLayer do proprio strata para ficar nativo?

Eu ainda não mexi com o que vem nativo no SF sobre auditoria na próxima versão, estou trabalhando com outros módulos no momento. Mas acho que algo neste sentido estará presente.

O beta 1.6.7 tras nativo ja a funcionalidade?

Não que eu tenha conhecimento.

Como voce implementou em seus programas, e se eh possivel, disponibilizar todo ou uma parte.

No meu caso eu auditei por enquanto uma rotina de importação de dados legados do VFP para o SQL Server, e também autenticação na aplicação. O que devo ter que pode te ser de algum uso é o form para visualização dos eventos de auditoria, que na verdade é muito simples, apenas utilizando Listviews e alguns campos para mostrar a informação. Não tenho isto comigo no momento, mas assim que possível vejo uma maneira de te mandar.

Abraços

By Malcon M. Mikami - 2/5/2009

Ivan obrigado pela ajuda, mas acho que o "buraco é mais embaixo".

Nao estou conseguindo entender a tabela SFSAuditEvents. Alias estou meio perdido com a auditoria.

Voce ou o Trent nao tem uma inteface pronta?

By Malcon M. Mikami - 2/5/2009

Ivan, estudei um pouco o StrataFrame Source Code e vi que ele possue alguns metodos ja pronto na classe Auditor. (InsertAuditEvent), eu poderia utilizar esses metodos?

Acho que o meu problema é nao saber em que estado esta o strataframe quanto a auditoria. Algumas coisas que estava criando como os inserts na tabela SFSAuditDataActions ja estavam prontos.

Oque realmente devo implementar para a minha aplicacao comecar a auditar os dados?

Ivan or Trent, studied a little StrataFrame the Source Code and saw that he has some methods already done in class Auditor. (InsertAuditEvent), I could use these methods?

I think my problem is not knowing in what state this strataframe on the audit. Some things I was creating as inserts in the table SFSAuditDataActions were already ready.

What I actually implement my application to start the audit data?

By Ivan George Borges - 2/5/2009

Ivan or Trent, studied a little StrataFrame the Source Code and saw that he has some methods already done in class Auditor. (InsertAuditEvent), I could use these methods?

Hey Malcon.

Sorry about this, I thought you were already using these methods! By your first post, I understood that you had already seen it. Please check again this link:

http://forum.strataframe.net/FindPost16202.aspx

By Malcon M. Mikami - 2/6/2009

Well, day, now I understand how the whole process of audit, it already operates in parts in my project, there were some more questions:
1 - The audit data from BO (AuditDataChanges) is marked, but it only works if I set my project to be audited all (SecurityBasics.AllowAuditDataChanges = trueWink This is normal?

2-The audit data on the client (where audit data from the client) should not override the audit of Bos (AuditDataChanges), even if they desmacada?

3-still can not audit the events, some secret? I got a call DeleteUsers where pm_AlwaysAuditApp Permission = True and AlwaysAuditData = True and this permission is assigned to a User, and bound DeleteSecurityKey the property of my BoUsers. A mistake? He should not have when I delete the audit client?

Bom, dia, agora estou entendendo como funciona todo o processo de auditoria, ela ja funciona em partes no meu projeto, mais surgiram algumas duvidas:
1- A auditoria de dados do BO (AuditDataChanges) esta marcada, mas ela so funciona caso eu defina no meu projeto que seja auditado tudo (SecurityBasics.AllowAuditDataChanges = trueWinkIsto é normal?

2-A auditoria de dados no cliente (Sempre auditar dados deste cliente) não deveria sobrepor a auditoria dos BOs(AuditDataChanges), mesmo elas desmacada?

3-Ainda nao consegui auditar os eventos, algum segredo? Tenho uma Permissão chamada DeleteUsers onde pm_AlwaysAuditApp =True e AlwaysAuditData=True e esta permissao esta atribuida a um usuario, e vinculado a propriedade DeleteSecurityKey do meu BoUsers. Algum erro? Ele nao deveria auditar quando eu excluisse o cliente?

By Malcon M. Mikami - 2/6/2009

Ivan, tenho um problema no Auditor.FieldChange.

Se o campo é diferente de string ele da erro na conversao.

Funcao: CreateNewUpdate

Linha r._FieldType = r.GetDb......

Agora estou perdido... não se se coloco a do strata, ou sobrescrevo ela. Oque voce sugere?

By Ivan George Borges - 2/6/2009

Que puxa, Malcon, no momento não vou conseguir ver isto para você. Estou enrolado aqui. Mas vou tentar ver com alguém. E se você puder dar uma traduzida também pode ajudar, aí alguém mais pode tentar ajudar.

Volto mais tarde.

By Malcon M. Mikami - 2/6/2009

Obrigado Ivan vou postar um novo topico em ingles.