Integridade Referencial

Author
Ivan George Borges
Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)
Group: StrataFrame MVPs
Que é isto! De nada, não é incômodo nenhum.

Vai postando que a gente vai tentando ajudar. Uma dica, se conseguir postar em Inglês, mesmo que seja usando aqueles tradutores do Google, a sua pergunta poderá ser lida por todo mundo. Às vezes eu não estou aqui no momento e então outra pessoa pode tentar te ajudar também. Mas se não se sentir à vontade para isto, pode ir colocando em Português que sempre que dá eu entro e tento responder.

Abração.
Marcio Valerio Silva
Marcio Valerio Silva
StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)
Group: Forum Members
Ola Ivan,

Muito Obrigado por enquanto, gostei da informação de envio da mensagem para o e-mail. Vou adotar algo parecido aqui.

Desculpe incomodar, mas foi necessário nesse momento.

Até mais.

at,

Marcio Valerio da Silva
Ivan George Borges
Ivan George Borges
Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)Strategic Support Team Member (3.5K reputation)
Olá Márcio.

Primeiro, se você estiver procurando lidar com a mensagem de excessão, como eu te disse, deveria dar uma olhada no UnhandledExceptionFound no seu Program.cs. Neste ponto, você pode capturar a mensagem e lidar com ela como quiser. Eu, por exemplo, monto um form onde coloco a mensagem que foi capturada e um diálogo com o usuário tentando traduzir o que aconteceu. Além disto, mando automaticamente esta mensagem para nosso email de suporte, com identificação do erro e quando e onde ocorreu. Se der uma olhada no Help, vai encontrar explicação sobre isto em Application Framework -> Application -> WinForms -> Appmain.vb (program.cs) File -> UnhandledExceptionFound().

Quanto a lidar com a situação de não permitir uma exclusão caso o registro corrente já tenha sido utilizado como uma ForeignKey em outra tabela, o ideal seria que criasse um BusinessObject Base para sua aplicação e colocasse o código para lidar com isto no BeforeDelete do mesmo. Depois, deveria criar todos os seus BO herdando deste seu BaseBO.

Nos seus forms, caso não queira que a mensagem de Exclusão apareça automaticamente, deveria configurá-los com AutoShowDeleteConfirmation = False. E mais uma vez, se espera ter isto como padrão em todos os seus forms, deveria criar um Form Base, configurar as propriedades que queira neste form e depois fazer com que todos os forms de sua aplicação herdem de seu BaseForm.

No seu BaseBO, no BeforeDelete, a propriedade This.TableName te dirá em qual tabela o usuário está tentando excluir e a partir daí você pode testar nas outras tabelas onde este registro pode ter sido utilizado se existe a ForeignKey da tabela corrente, e em caso positivo, informar ao usuário inclusive onde foi usado.

Então, se não foi usado, você mostra uma mensagem de confirmação de Exclusão, já que a automática foi desligada, e pega a resposta do cliente confirmando a Exclusão.

No fim, se encontrou o registro usado em outra tabela ou se o usuário não confirmou a exclusão, você faz "e.Cancel = True", isto cancelará a exclusão.

O BeforeDelete sempre será executado e é nele que você vai testar se o Delete realmente deve ser obedecido.
Edited 13 Years Ago by Ivan George Borges
Marcio Valerio Silva
Marcio Valerio Silva
StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)StrataFrame Novice (83 reputation)
Olá Ivan!

Olha o melhor que eu consegui até agora foi o seguinte:

Criei um código no BO assim:

public string DeleteRegistroIR(int _id)
{
string _retorno = string.Empty;
StringBuilder sqlBuilder = new StringBuilder();
sqlBuilder.AppendFormat("Delete {0} where clientesId = {1}", this.TableName, _id.ToString());
using (SqlCommand cmd = new SqlCommand())
{
cmd.CommandText = sqlBuilder.ToString();
try
{
this.ExecuteNonQuery(cmd);
}
catch (SqlException ex)
{
_retorno = ex.Message;
}
}
return _retorno;
}

E adicioneu no evento  BeforeDelete para parar a execução da deleção do form conforme abaixo:

private void frmClientes_BeforeDelete(MicroFour.StrataFrame.Business.BeforeDeleteEventArgs e)
{
e.Cancel = true;
string _mensagem = clientesBO1.DeleteRegistroIR(clientesBO1.ClientesId);
if (!string.IsNullOrEmpty(_mensagem))
{
MessageBox.Show("Exclusão não Permitida! \n Há Informações Vinculadas em Outros Registros!", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Stop);
}
}
}

Desta forma quando o BO me retorna alguma mensagem informo o usuário que o registro não será excluido, pois existe informação em outra tabela relacionada.

Outro problema é que desta forma eu não consegui separar a tabela que gerou o conflito afim de informar o usuário, para que mesmo assim ele queira excluir o registro ele possa excluir as informações de tabelas referenciadas e depoi concluir a exclusão.

No código acima eu não gostei que após a confimação de deleção mesmo se o usuário não confirmar a deleção é excutado o evento BeforeDelete eu acredito que não deveria pois não foi confirmado a deleção pelo usuário.

Por favor me passe a forma correta de executar este procedimento.

at,

Marcio Valerio da Silva
Marcio Valerio Silva
Marcio Valerio Silva
Olá Ivan Ainda estou com uma dificuldade.

Dentro do Form onde é que eu consigo pegar a string da excessão. Eu já tentei de diversas formas e até agora eu não consegui.

Alguns clientes não aceitam muito bem a mensagem em ingles do banco de dados e eu realmente preciso fazer algo mais simplificado ao diaer ao cliente que é uma questão de integridade referencial e não um erro comum.

Hoje aparece assim a mensagem:

SqlException
  The DELETE statement conflicted with the REFERENCE constraint "NovosTitulos". The conflict occurred in database "m2enterprise", table "dbo.RenegociacaoNovosTitulos", column 'CtaReceberId'.
The statement has been terminated.

E eu gostaria simplesmente de mostrar a mensagem dizendo que trata-se de uma informação constante na tabela "xxxx" do banco de dados

Se você puder me passar o meio eu agradeço muito!

Um bom feriado e até mais.

At,

Marcio Valerio da Silva

at,

Marcio Valerio da Silva
Ivan George Borges
Ivan George Borges
Dê uma olhada no seu AppMain.vb/Program.cs na Sub UnhandledExceptionFound.

Lá você pode por exemplo setar e.Handled = True e manipular a excessão como desejar.
Marcio Valerio Silva
Marcio Valerio Silva
Eu preciso adicionar algumas restrições de integridade para impedir que sejam deletados registros que sejam chaves estrangeiras em outras tabelas. Até aí tudo bem no Deployment Database do SF é moleza!

Mas como capturar as excessões causadas por essa excessão e tratá-las mostrando uma mensagem mais amigavel ao usuário Final, sem que apareceça aquela tela do SF de tarja vermelha que parece que o "mundo vai acabar".

Não achei uma maneira até agora. 

at,

Marcio Valerio da Silva
GO

Merge Selected

Merge into selected topic...

Merge into merge target...

Merge into a specific topic ID...

Similar Topics

Reading This Topic

Login

Explore