Fala Sergio!
1 Pergunta: Existe alguma solução no Strata para a Macro-substituição ($) do Fox ?
O mais próximo que temos de macro substituição em .NET é Reflection. Mas não é a mesma coisa quem em Fox, requer um pouco mais de mão de obra. Eu já li um artigo legal sobre isto, depois que achar o link aqui eu te passo por email. Mas um conselho, não trabalhe em .NET comparando com o que você faz em Fox, são dois animais diferentes, aprenda a lidar com cada um em suas próprias maneiras.
2 Pergunta: Exite facilidades de manipulação de tabelas? Filtragem de dados de um tabela ou algo parecido com o que temos no fox para trabalhar cursores e tabelas locais ?
Totalmente. Porém agora você vai popular um Business Object, que é uma classe em memória, e manipular estes dados com filtros, e até SEEK se quiser, providos pelo StrataFrame. Cursores e tabelas locais podem ser simulados com BOs que não tem link com nenhuma tabela, criados apenas no Database Deployment Toolkit, outra ferramenta interessante do StrataFrame. Te mostro depois o que quero dizer.