Ivan George Borges
|
|
Group: StrataFrame MVPs
Visits: 21K
|
Ola Sergio. Dê uma olhada no Help, em "Application Framework / Business Layer / Programmatic Access / Data Navigation / Sorting and Filtering Records within a Business Object". MeuBO.Filter = "meu_campo = 1" Depois do seu BO populado, basta você setar o filtro, tão fácil quanto no Fox.
|
|
|
Sergio MElo Figueiredo
|
|
Group: Forum Members
Visits: 7
|
Oi, obrigado pelas informações
O Filtro de que estou falando, utilizando o exemplo que deu, seria no "resultado" dessa 1a chamada,
SELECT * FROM TBCADASTRO, e não chamar um novo select da tbcadastro, entende?
É como se esse o resultado deste 1o select fosse para uma nova tabela TEMP e eu pudesse usar
filtros nessa TEMP, sem ter que rechamar.
No Fox isso é quase um padrão, muito simples. Não sei como fazer no Strataframe
Grato
Sergio
|
|
|
Ivan George Borges
|
|
|
Ótimo post Rogério!
|
|
|
Rogerio Mauri
|
|
Group: StrataFrame Users
Visits: 629
|
Ivan George Borges (01/15/2008)
Fala Sergio! Totalmente. Porém agora você vai popular um Business Object, que é uma classe em memória, e manipular estes dados com filtros, e até SEEK se quiser, providos pelo StrataFrame. Cursores e tabelas locais podem ser simulados com BOs que não tem link com nenhuma tabela, criados apenas no Database Deployment Toolkit, outra ferramenta interessante do StrataFrame. Te mostro depois o que quero dizer.
Aproveitando a instrução de Ivan, vale lembrar que você mesmo poderá construir seus métodos para popular o BO de forma customizada, como exemplos abaixo: // Populando com todos os registros public void FillAll() { this.FillDataTable("SELECT * FROM TbCadastro") } // Populando com filtro no CEP public void FillByCEP(string nrCEP) { this.FillDataTable("SELECT * FROM TbCadastro" + " WHERE NrCEP = '" + nrCEP.Trim() + "'") } Você codifica os métodos na 'partial class' que o template cria para o BO. Então, vamos imaginar que você queira abrir o FORM com todos os registros da tabela carregados no BO. No FORM LOAD inclua: tbCadastroBO1.Clear() tbCadastroBO1.FillAll() Carregar com filtro no CEP, chame o outro método. Por exemplo: tbCadastroBO1.Clear() tbCadastroBO1.FillByCEP(txtCEP.Text) Criar seus métodos na classe do BO garantirá o reaproveitamento do método em qualquer outra classe onde ele estaja instanciado.
Rogério Mauri
|
|
|
Ivan George Borges
|
|
|
Opa, desculpa a demora, passei o dia fora em cliente hoje. Quando tiver seu EXE pronto para instalar, vai fazer o "deployment". Há alguns instaladores disponíveis no mercado para te ajudar nesta tarefa, mas pode fazer até na mão se preferir. Copia o EXE e DLLs de sua aplicação, certifica-se de ter o .NET Framework instalado na máquina do cliente e configura o Banco de Dados. Eu uso um instalador que cuida de pré-requisitos e instala tudo para mim, posso te indicar depois se quiser. O StrataFrame tem uma "migration class" que irá instalar o banco de dados e até popular tabelas com dados pré-cadastrados se você quiser. E não, você não precisa ter o StrataFrame instalado em nenhum cliente em nenhuma situação, a não ser que você vá desenvolver no cliente.
|
|
|
Sergio MElo Figueiredo
|
|
|
Muito grato por seus sábios comentários.
Quando eu finalizar o EXE em Windowsforms, o que terei que instalar nos clientes ? Algum pacote de run-time ou DLL ou algo parecido ? Ou esse .NET framework 2.0 ?
E se eu desenvolver para ASP.NET, o Strataframe precisa estar instalado no meu provedor ?
Sergio
|
|
|
Ivan George Borges
|
|
|
Outra coisa, vc está convertendo para Windows Forms, ou Web Forms ? Estou convertendo para os dois. Os dois mundos tem seu lugar garantido. O forte do StrataFrame não é apenas winforms ou webforms, mas sim todo o alicerce que ele irá criar para sua aplicação, tirando proveito de tudo o que o .NET tem a oferecer. Então, sim, faz sentido converter para winforms, e migrar para a plataforma .NET oferecendo um ambiente rico ao cliente com winforms, e utilizar webforms para aqueles casos de acesso a consultas fora do ambiente local por clientes de seus clientes, por exemplo. E há também o Enterprise Server, que fornece acesso remoto de sua aplicação sem sequer se preocupar com segurança de seu SQLServer, encriptação, compactação, nada. Você pode desenvolver para acesso em sua rede local o tempo todo, e com apenas 2 linhas de código disponibilizar o acesso de sua aplicação remotamente. Há um exemplo que vai junto com o seu trial do SF que demonstra isto, acessando a base local, ou no Texas, ou aqui em São Paulo, te deixando mudar esta conexão em tempo real!!!
|
|
|
Ivan George Borges
|
|
|
Fala Sergio! 1 Pergunta: Existe alguma solução no Strata para a Macro-substituição ($) do Fox ? O mais próximo que temos de macro substituição em .NET é Reflection. Mas não é a mesma coisa quem em Fox, requer um pouco mais de mão de obra. Eu já li um artigo legal sobre isto, depois que achar o link aqui eu te passo por email. Mas um conselho, não trabalhe em .NET comparando com o que você faz em Fox, são dois animais diferentes, aprenda a lidar com cada um em suas próprias maneiras. 2 Pergunta: Exite facilidades de manipulação de tabelas? Filtragem de dados de um tabela ou algo parecido com o que temos no fox para trabalhar cursores e tabelas locais ? Totalmente. Porém agora você vai popular um Business Object, que é uma classe em memória, e manipular estes dados com filtros, e até SEEK se quiser, providos pelo StrataFrame. Cursores e tabelas locais podem ser simulados com BOs que não tem link com nenhuma tabela, criados apenas no Database Deployment Toolkit, outra ferramenta interessante do StrataFrame. Te mostro depois o que quero dizer.
|
|
|
Sergio MElo Figueiredo
|
|
|
Outra coisa, vc está convertendo para Windows Forms, ou Web Forms ?
Eu noto que o forte do StrataFrame é Windows, mas qual o sentido de migrar aplicações de Windows para Windows ?
So para ser .NET ? Eu estava querendo ir para Web , com o ASP.NET
O que vc acha ?
|
|
|
Sergio MElo Figueiredo
|
|
|
Puxa, vou te perturbar demais! eu uso a 9.0, é meu ganha-pão
1 Pergunta: Existe alguma solução no Strata para a Macro-substituição ($) do Fox ?
2 Pergunta: Exite facilidades de manipulação de tabelas? Filtragem de dados de um tabela ou algo parecido com o que temos no fox para trabalhar cursores e tabelas locais ?
Grato
|
|
|